Tantas perguntas sem resposta???

Não desesperem! Agora podem consultar aqui as respostas às perguntas mais frequentes.

1. Como se escreve: escoteiros ou escuteiros?

Depende. Existem várias associações de escoteiros em Portugal, sendo que a nomenclatura está intimamente associada à associação a que pertence. Assim, se pertencer à Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) escreve-se escoteiros, e se pertencer ao Corpo Nacional de Escutas (CNE) ou às Guias e Escuteiros da Europa escreve-se escuteiros.

 

2. Quanto tenho de pagar para o meu filho ser  escoteiro no Grupo 4?

Os pagamentos de quotas são decididos internamente em cada Grupo. No nosso caso, a quota anual é de 32€, que já inclui os 20€ para o seguro, renovável no mês de Novembro de cada ano.

 

3. Quando é preciso vestir o uniforme? É preciso levar camisa?

Um escoteiro deve andar de uniforme sempre que estiver em representação da associação ou em atividade da mesma. Assim, devem trazer uniforme para todas as reuniões semanais e para todas as atividades. Quanto ao uso da camisa ou T-shirt, a camisa integra o uniforme de cerimónia, enquanto a T-shirt diz respeito ao uniforme de campo. Para as atividades devem sempre levar a camisa (vestida ou na mochila) pois usualmente há situações que exigem o uso de uniforme de cerimónia. Nas reuniões semanais podem andar de T-shirt, exepto se os Escoteiros-Chefes de Divisão informarem que será necessário o uso de camisa.

 

4. O que é o manto? Deve levá-lo para as atividades?

O manto é um objeto completamente personalizável pelo jovem, com o intuito de o acompanhar e aquecer nas noites de atividade. Os escoteiros que possuam manto podem levá-lo sempre. Para os elementos que ingressem na Alcateia no nosso grupo, o manto será feito com a Escoteira-Chefe de Divisão, que depois os deve acompanhar ao longo de toda a sua vivência escotista.

 

5. O que colocar na mochila a levar para atividades?

Depende. Para acampamentos/acantonamentos de 1 ou 2 noites deve levar o material para dormir (colchonete, saco-cama, pijama), produtos de higiene pessoal (escova dos dentes, pasta dos dentes, escova do cabelo e toalha pequena), muda de roupa (roupa interior e t-shirt), agasalhos (casaco e preferencialmente impermeável, independentemente da época do ano!), lanterna (para uso pessoal) e cadernos de Progresso, de Especialidade e de Caça.

Leia cuidadosamente o aviso para compreender se é necessário levar material para almoçar, como copo, talheres e prato, sendo neste caso aconselhado material de plástico duro ou alumínio.

No caso de ser necessário algum material especial, o Escoteiro-Chefe de Divisão irá alertar para isso.

Para acampamentos de 3 ou mais noites, leia cuidadosamente o aviso, pois estará descrito o que será necessário levar. Relembramos que as toalhas para banho deverão sempre ser o mais pequenas e leves possíveis.

E nunca se esqueça, é suposto conseguir levar a mochila às costas!!!

 

6. Qual o calçado a levar?

Independentemente da época do ano, deve sempre preferir um calçado tipo bota impermeável. Para acampamentos longos, deve também levar chinelos para tomar banho. Não há necessidade de levar chinelos de quarto.

 

7. O que fazer com os emblemas que recebem?

Os emblemas têm locais específicos na camisa onde podem ser colocados, que podem consultar a imagem no separador “Divisões”. Os emblemas de progresso, de especialidades ou de cargos devem ser sempre cosidos na camisa, pois demonstram a evolução do jovem e são motivo de orgulho. Os emblemas de atividade podem ser cosidos na camisa nas regiões próprias, mas não são obrigatórios, sendo que a maioria apenas pode ser usado durante 12 meses. Depois deste tempo, o emblema tem que sair da camisa e o jovem tem liberdade para fazer o que entender com ele. Recomendamos para os jovens que possuam manto a colocação dos emblemas no manto, de forma a mostrar toda a sua vivência escotista. Também os emblemas que têm que ser retirados por alguma razão (por exemplo, passagem para a divisão seguinte) podem ser colocados no manto.

 

8. Quando é preciso levar almoço ou pequeno-almoço, o que recomendam? Posso enviar doces?

Se houver necessidade de levar almoço para o dia seguinte ou para o próprio dia, significa que não haverá possibilidade para aquecer o almoço, pelo que se recomenda o recurso a comidas que sejam agradáveis, saudáveis e não contenham alimentos que estraguem facilmente. Relembro que pode fazer uma massa, saladas (desde que sem tomate ou ovo) ou recorrer a enlatados, sem estar sempre a recorrer a alimentos fritos ou batatas-fritas.

Quanto aos pequenos-almoços, dê preferência a comida saudável, em detrimento de leites achocolatados, panicks de chocolate, bolachas de chocolate ou outros produtos semelhantes. Os acampamentos não são uma desculpa para não comer de forma saudável!

No que respeita doces, chocolates, pipocas e afins, pedimos sensibilidade para, se o pretender fazer, enviar em pequenas quantidades. Relembramos também que os jovens apenas poderão comer os seus snacks com autorização do Escoteiro-Chefe responsável na atividade. Pode acontecer que haja tantos snacks que o seu filho volte com os mesmos para casa.

 

9. O que fazer quando recebo um aviso de atividade?

Leia sempre cuidadosamente o aviso. Repare qual a data de confirmação descrita. Agradecemos que informe sempre, por email, telefone ou presencialmente, no caso da participação ou da não participação nas atividades.

Antes da atividade entregue sempre a autorização para a mesma, seja por email ou presencialmente.

 

10. Quando posso ligar durante as atividades? Quem devo contactar?

Se o seu filho pertence aos lobitos, não deve levar telemóvel para as atividades. Os pais receberão fotografias ao longo da atividade através de whatsap. Em caso de necessidade, o escoteiro-chefe responsável irá entrar em contacto com os pais. 
Se o seu filho pertence a outra divisão e tem telemóvel, preferencialmente aguarde o contacto deste. Os jovens têm autorização para ligar aos pais/familiares/amigos após o almoço e após o jantar. Como compreendem, a hora de ligar é assim flexível, tendo em conta possíveis atrasos na confeção da refeição.

Se o seu filho tem telemóvel mas não lhe ligou, contacte o Escoteiro-Chefe de Divisão ou o Escoteiro-Chefe que está na atividade. São sempre entregues os contactos no aviso.

Se o seu filho não tem telemóvel, não se preocupe! Ele fará a chamada do telemóvel do Escoteiro-Chefe de Divisão ou do Escoteiro-Chefe que está na atividade, assim que houver possibilidade.

 

 

11. Devo visitar o meu filho durante uma atividade?

Preferencialmente não. Contudo podem-se abrir exceções, desde que devidamente acordado com o Escoteiro-Chefe de Divisão.

 

12. O meu filho adoeceu no dia antes da atividade na qual estava inscrito, o que implica?

Assim que possível contacte o Escoteiro-Chefe de Divisão para o informar dessa situação. No caso de já ter sido gasto dinheiro com transporte, deverá efectuar esse pagamento.

 

13. Se ocorrer algum acidente qual é o procedimento?

No caso de acidente grave, o Escoteiro-Chefe de Divisão entrará de imediato em contato com o Encarregado de Educação do jovem, enquanto se dirige para o Hospital mais perto da área da atividade, ativando o seguro da associação.

No caso de situações menos graves, mas que o Escoteiro-Chefe responsável considera haver necessidade de administração de medicação, o Encarregado de Educação do jovem será contatado previamente para autorização (por exemplo, dores de cabeça ou febre).

No caso de pequenas feridas que apenas necessitam de desinfecção, o Encarregado de Educação será informado no final da atividade, presencialmente, pelo Escoteiro-Chefe de Divisão.

 

14. O meu filho faz medicação, o que devo fazer?

Deve informar o Escoteiro-Chefe de Divisão, esclarecendo se será o jovem responsável pelo transporte e administração da medicação ou esta situação deverá ser supervisionada. Nunca envie medicação pelo seu filho sem avisar o Escoteiro-Chefe de Divisão.

 

15. Como posso ajudar o grupo de escoteiros?

Existem diversas formas de ajudar o grupo de escoteiros. Fale com o Escoteiro-Chefe de Divisão ou com o Escoteiro-Chefe de Grupo e explique qual a sua disponibilidade. Se pretender, pode ingressar o corpo de Dirigentes e ajudar-nos do lado de cá. Senão, há sempre outras oportunidades, como ajuda em atividades de angariação de fundos, ajuda pontual em alguma atividade, seja em transportes ou com comida ou apoio em materiais. Mas, acima de tudo, pergunte e mostre-se disponível.

 

Tem alguma questão que não viu aqui respondida? Entre em contacto connosco e ajude-nos a melhorar! Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.

FAQs

© 2015 Grupo 4 da Associação do Escoteiros de Portugal

  • Facebook Basic
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now